sexta-feira, 30 de julho de 2010

Um ano de publicação!!!!!!!!!!!


"Ainda que os braços do teu inimigo pareçam tão fortes como as asas de moinhos, resiste companheiro! Ainda que a noite seja tão tensa de escuridão, resiste companheiro! E tu verás a claridão da madrugada chegar." Thiago de Mello
Leitores de nossa coluna Índios do Nosso Tempo, começo aqui com essa forte citação de uma grande e engajado artista/poeta amazonense para brindar vocês, pois estamos fazendo um ano de publicações no Jornal Solimões (e no blog também).
Parabéns ao Jornal por estar investindo, acreditando e sempre com o espaço aberto para o dialogo, foram ate agora mais de 12 textos versando sobre diversos assuntos culturais, apontamos sobre genocídio, infanticio, Ministério da Cultura, Editais para projetos culturais, eventos, entre tantos outros.
É verdade também que foram poucas as contribuições, mas aos que vem contribuindo trouxeram grandes contribuições, como os relatos do jornalista Murilo Marques (companheiro de Minha cidade Natal, da minha aldeia Global- Niterói. ‘água escondida’, tradução do nome em Tupi-Guarani) que relata e mantém informações sobre a situação em Brasília, os indígenas da T.I.V.J. com quem venho dividindo a luta diária, Barbara Arisi e Cristian Martins (ambos companheiros de trabalho).
Mas quem se interessa por essas histórias contadas aqui? Que histórias queremos repetir para nossos filhos? Estamos dispostos a entregar? A troco de que? E sobre o acampamento Indígena na esplanada dos Ministérios em Brasília, vocês sabem? E Belo Monte?
Para saber mais vejam:
http://acampamentorevolucionarioindigena.blogspot.com/2010/06/as-11-reivindicacoes-do-acampamento.html
http://www.youtube.com/watch?v=ZmOozYXozb8
Você precisa de alguém que te de segurança se não você dança, dança, dança. Se o plano de Progresso que esta em andamento não for reformulado, se não criarmos alternativas para geração de energia, que não este baseada em ‘predação’ ao ambiente (como na proposta de Belo Monte- já vista em outros fracassados projetos, seja na geração atual de energia com as Termodinâmicas na Amazônia, ou seja, queimando óleo negro, diesel, petróleo ou destruindo toda a natureza, e nós os humanos). Dialoguemos...
Nossa atividade por esses dias contou com a participação da Fundação Nacional de Arte, representada na Sra. Mirian Lott, coordenadora regional da Funarte Minas Gerais, apresentando e dialogando com diversos interessados locais em produzir cultura na região do Alto Solimões, falou sobre o edital Micro-projetos região Amazônica, (que por essas datas já esta em fase de seleção fiquemos atentos ao site www.funarte.gov.br).
Foram três reuniões: no auditório da Universidade Estadual da Amazônia - UEA, em Tabatinga; Benjamin na Biblioteca Municipal (que apesar do esforços não confirmou a disponibilidade pra o evento nacional, Vídeo Índio Brasil 2010); e se comoveu na reunião na casa das artes dos povos do javari, também conhecida como ‘ a casa do buraco’ (agradeço a Câmara de Atalaia e a Discente do INC, Nelly Marubo que articulou localmente a reunião). Ouviu do interesse de muitos indígenas em participar em poder realizar projetos em sua comunidade, e também da tristeza, incertezas e insegurança que ronda o dia-a-dia desses povos indígenas. Pode levar uma breve carta apontando as mazelas como a precária relação assistencial a saúde, a falta de informação com relação a um ‘cenozóico’ exame de hepatite feito pela então extinta Funasa (que afinal alguém sabe por onde anda a nova secretária de saúde dos povos indígenas?), e tantas outras preocupações que os índios do nosso tempo têm que estar com suas flechas, mentes, potes, e zarabatanas apontadas. Pois é vida de índio se um dia foi,... deixou de ser já há muito (500 anos pra mais) rede, abundancia e ‘o paraíso na terra’.
Por aqui teremos uma mostra de filmes durante uma semana (31 de Julho a 07 de agosto), debates sobre cultura, cultura indígena, produção de conhecimento dialogo e construção de rede para melhorias e reconhecimento das riquezas não apenas naturais, mas sobre tudo culturais da região. E o Vídeo Índio Brasil! Serão mais de 100 cidades em todos os estados brasileiros participando deste evento simultaneamente. Um país inteiro durante uma semana aprendendo um pouco mais sobre a cultura indígena, valorizando nossas raízes, enriquecendo com o conhecimento tradicional milenar indígena, expandindo nossa consciência para um Brasil mais democrático, justo e inclusivo.

"... Pela tua vida eterna, te prometemos trabalhar. Com toda perseverança, pela necessária mudança, de tudo que é preciso mudar. Cada um na sua vez, e cada qual no seu lugar".
Para terminarmos mais um pouco de T. Mello, ate o próximo! Sigam o blog contribuam, este espaço também é seu!

Um comentário:

  1. Querido Rafael,
    Sempre muito bom saber de ti e dos amigos do Javari. Fiquei feliz de achar-me citada entre teus amigos de luta, somos poucos, mas seguimos na guerra! Que bom saber q o espaco "casa do buraco" esta sendo utilizado para reunioes, foi casa de muitos jovens que comecaram a estudar o mundo dos brancos, dos de fora da TI Vale do Javari. Tem uma linda zarabatana pintada na parede, sempre se deu para obras de arte! Tentei descolar um curso de foto com o edital marc ferrez para os Matis, Iste tanauaik! Nao ganhamos esse, mas vamos tentando os proximos. Queria muito ir a Benjamin participar da Semana Academica dos Graduandos, se der, apareco ai! No mais, saudades e beijos, aqui do Sul. Tentando organizar mais uma mostra de artes indigenas e um painel sobre o imPACto de hidreletricas em povos indigenas, todos nos. Beijos e tudo de bom! Parabens pelo um ano de publicacao, importante mesmo!

    ResponderExcluir