quarta-feira, 22 de junho de 2011


Alguns acontecimentos e pensamentos. Como estamos? Participei da reunião junto a Setorial Indígena no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) no Ministério da Cultura, Na pauta conversas com o presidente da FUNAI- Sr. Marcio Meira e Sr. Francisco Piyako Ashaninka (que alias esteve recentemente na reunião e eleição da nova diretoria do Univaja que aconteceu na T.I. Vale do Javari), e claro importantes interlocutores da política cultural do atual governo com destaque para a Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Marta Porto.
Fiquemos atentos ao site do Minc, pois parece que serão lançados novos editais, por agora esta fechando o edital do Itaú cultural, confira... Ainda há tempo.
Vejam um trecho inicial do manifesto do CNPC: “Os representantes do Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC, no Fórum Interconselhos do PPA 2012-2015, em Brasília – DF, nos dias 24 e 25 de maio de 2011, reconhecem e enaltecem a iniciativa do Governo Federal nos processos de consulta à sociedade civil e de fortalecimento dos conselhos nacionais na pactuação de políticas públicas, em especial na discussão de seus planos plurianuais.”
Quanto aos gestores dos municípios do Alto Solimões e do Brasil é importante organizar e planejar ações na área de cultura, chamar os agentes culturais locais, todos os demais interessados, pois o Plano Nacional de Cultura, que ainda circula para aprovação no Senado tem como uma de suas premissas o envolvimento (protagonismo) e encaminhamento dos municípios de suas necessidades, e diretrizes para ações na cultura. Busque na internet o Plano Setorial pra Cultura Indígena e o Plano Setorial de Política para Cultura Popular (na biblioteca do Instituto Natureza e Cultura/UFAM temos esses planos setoriais e também os de musica, dança, audiovisual, circo, etc. para consulta), se não nos apoderarmos desses documentos, e organizadamente estabelecer pontes de dialogo e ações para fazer valer o que está escrito, vai continuar no papel e pior com pouquíssimo acesso aos maiores interessados- a população brasileira. Cultura não se faz sozinho!!!
Com relação aos territórios etno-educacionais? E a Sesai? E a reestrutura da FUNAI? O que estamos fazendo? Recentemente no caso do Javari tivemos uma reunião do Conselho Distrital com o novo coordenador, os índios estão mais uma vez na esperança de poder ser diferente de agora em diante (tem a Revista índio na internet com uma entrevista sobre a situação de saúde); os Yanomami, insatisfeitos têm tomados atitudes mais drásticas para enxergarem alguma solução no horizonte de ações na saúde.
É importante mergulharmos fundo nos problemas e não apenas determo-nos aos atores e gestão das políticas, se realmente quisermos solucionar os problemas, reagir não significa uma disputa por espaço político e poder, mas, sim encaminhamento das possíveis soluções. O que fazer? Um passo a frente e você já não esta no mesmo lugar.
Disse o sábio: no futuro, a civilização será capaz de solucionar problemas simplesmente não permitindo que se tornem problemas. Afinal, estamos todos nessa enorme aldeia universal, o que afeta um, também afeta, o outro, cedo ou tarde.
Raramente existem soluções breves para problemas duradouros, o importante é a iniciativa para solucioná-los, conscientize-se, pois pequenos ajustes podem resultar em grandes avanços ao longo do tempo.
Às vezes vivemos cegos sob as nuvens que nos próprios criamos, nesses momentos, deixamos de apreciar e prezar pelas belezas que nosso mundo pode abrigar enquanto for saudável, bem como ele (nosso mundo) nos mantém saudáveis e produtivos. É preciso um pouco de juízo e colocar a saúde acima do medo, desespero e interesses pessoais mundanos que não trazem a felicidade pra ninguém, o ‘normal’ ocidental faz mal.
"Realidades são o que fazemos delas, não o que elas fazem de nós ou o que nos fazem fazer" (Roy Wagner).
No contato visite http://indiosdonossotempo.blogspot.com
Ate o próximo!